sexta-feira, 12 de abril de 2013

40. TESTEMUNHAS CONTRA O ESPIRITISMO

       P. O que têm as Testemunhas de Jeová contra o Espiritismo, que às vezes não querem nem manter amizade com os espíritas?

       R. Tenho alguns amigos muito queridos que são testemunhas de Jeová. Estes sabem que sou espírita, mas demonstram-se, em toda oportunidade de conversação, muito respeitosos e cordiais para comigo, ao que correspondo naturalmente, com absoluta reciprocidade.
     De outra parte, porém, alguns seguidores dessa filosofia e instituição religiosa já se esquivaram de continuar mantendo amizade, ao concluírem que seria inútil prosseguir tentando converter-me às verdades bíblicas esposadas por eles.
       Quero aqui compartilhar com os leitores deste blog o que a Instituição Testemunhas de Jeová prega aos seus adeptos sobre o Espiritismo, até para que possam compreender, caso também já tenham passado, ou venham a passar por este tipo de experiência.
     Transcrevo, a seguir, parte do texto de três páginas dedicado à propaganda negativa contra o Espiritismo, que encontrei no livro "O Que a Bíblia Realmente Ensina?", da Associação Torre de Vigia, editora oficial dos livros e revistas das "TJ" no Brasil:
"[...] De fato, com a ajuda dos demônios, Satanás 'está desencaminhando toda a terra habitada' (Revelação 12:9; 1João 5:19). Como? Os demônios usam, em especial, métodos que visam enganar as pessoas (2Coríntios 2:11). Vejamos alguns desses métodos.
Para desencaminhar as pessoas, os demônios usam o espiritismo. A prática do espiritismo envolve contato com os demônios, tanto de modo direto como por meio de um médium, ou intermediário, humano. A Bíblia condena o espiritismo e nos alerta que evitemos qualquer coisa relacionada com ele (Gálatas 5:19-21). Os demônios usam o espiritismo assim como os pescadores usam a isca. O pescador usa diferentes iscas para pegar diferentes tipos de peixe. Do mesmo modo, os espíritos maus usam diferentes formas de espiritismo para trazer todo tipo de pessoas sob sua influência.
Um tipo de isca que os demônios usam é a adivinhação, uma tentativa de saber alguma coisa a respeito do futuro ou de algo desconhecido. Existem várias formas de adivinhação, tais como astrologia, uso de cartas de tarô ou de bolas de cristal, quiromancia e busca de presságios, ou sinais misteriosos nos sonhos.
[...] Outro modo de os demônios desencaminhar as pessoas é por incentivá-los a consultar os mortos. Pessoas que choram a perda de um ente querido muitas vezes são enganadas com ideias falsas a respeito dos mortos. [...] Com isso, muitos se convencem de que os mortos estão de fato vivos e que contatá-los ajudará os vivos a suportar a tristeza. Mas qualquer 'consolo' desse tipo é realmente falso, além de perigoso. Por que? Porque os demônios podem imitar a voz de uma pessoa morta e dar a um médium espírita informações a respeito dela (1Samuel 28:3-19). Além do mais, os mortos deixam de existir (Salmo 115:17). Assim, quem consulta os mortos é enganado pelos espíritos maus e age contrário à vontade de Deus (Deuterenômio 18:10-11). Portanto, esteja determinado a rejeitar essa perigosa isca usada pelos demônios.
[...] Pessoas que desejam servir a Jeová (Deus) precisam livrar-se de todas as coisas ligadas ao espiritismo. Isto inclui livros, revistas, filmes, pôsteres e músicas que incentivem a prática do espiritismo" (páginas 100-103 do citado livro).
       Para quem já conhece o Espiritismo, nada mais preciso acrescentar ou explicar. Para os que ainda não sabem o suficiente, só tenho a dizer que nenhuma dessas práticas aí mencionadas tem a ver com o Espiritismo. Estão misturando alhos com bugalhos.
      A intenção é clara: colocar nas pessoas o medo até de falar com os espíritas, de conviver amistosamente com eles, dado o receio de estarem falando e convivendo com endemoninhados.  Quem sabe até falando com os próprios espíritos maus camuflados em cidadãos comuns, seus intermediários. Além disso, dá para entender ainda que dirigir a palavra a um espírita, numa boa, pode desagradar a Jeová (Deus).
    Quero dedicar este texto a duas joias preciosíssimas: nossa amiga Mercedes e meu cliente e amigo Vanderson, ambos testemunhas de Jeová, residentes nas proximidades de nossa moradia e local de trabalho, aqui em Curitiba. São pessoas realmente maravilhosas, com quem temos o prazer de conversar muitas vezes e a quem abraçamos com muito carinho, com verdadeiro afeto de irmãos.
      Que os Bons Espíritos, em nome de Jesus, os acompanhem, abençoem e protejam sempre. ///

Nenhum comentário:

Postar um comentário