sexta-feira, 22 de março de 2013

31. BASTIDORES DO ESPIRITISMO: O LIVRO

       P. De que é composto e quais os objetivos do livro "Bastidores do Espiritismo", que, por sinal, leva o mesmo título e tem a mesma autoria deste blog?

     R. Escrevi parte desse livro entre os anos 2006 e 2007. Parei por um bom tempo, insatisfeito com o resultado. Voltei a reescrevê-lo, desde o começo, em 2009, concluindo-o em fins de 2014.
     A ideia inicial era de dar uma resposta em tom de ironia aos críticos e detratores, inimigos gratuitos do Espiritismo, intencionando demonstrar-lhes a fragilidade de seus argumentos e a crueza de suas acusações.
Recebi, por conta disto, algumas observações e recomendações de pessoas que viram nesse modelo algo de não muito simpático, o que poderia levar o trabalho todo ao insucesso, quando fosse apreciado por pessoas mais abalizadas.
     Recompus várias partes e modifiquei o tom das expressões por diversas vezes, dominando meus ímpetos, que, em muitos momentos, induziam-me a contundências  inadequadas à minha própria condição de espírita. Passei, então, a objetivar muito mais uma divulgação séria e precisa da Doutrina e do Movimento espíritas, mostrando-os por dentro, focando na sua transparência e honestidade, de modo a que os possíveis leitores ainda leigos no assunto pudessem ter uma imagem positiva, clara e fiel de uma e de outro, em contraposição a qualquer informação difamatória que antes houvessem recebido de seus orientadores religiosos.
     Compõe-se o livro de vinte e sete (27) capítulos, além da Introdução, que ocupa o espaço de sete páginas, o Prefácio, escrito pelo meu querido amigo Ricardo Sopeña Ladeira, residente e estabelecido em Pelotas/RS, dedicatória, agradecimentos, sumário e bibliografia, perfazendo um total de duzentas e cinquenta e cinco páginas, já no formato 21X16.
     Vali-me de várias citações de livros espíritas e não espíritas, nestes últimos incluídas as fontes das críticas por mim contextualizadas, já agora com elegância, educação e redobrada prudência, buscando não ferir suscetibilidades. A maioria dessas citações, em especial as que tecem argumentos favoráveis ao Espiritismo, são mais ou menos longas, o que preferi fazer ao invés de usar tais argumentos em meus próprios comentários.
     Os livros contendo as críticas a que me proponho responder com essa obra têm os seguintes títulos e respectivos autores:
1. ESPIRITISMO- A MAGIA DO ENGANO, do Missionário R. R. Soares - evangélico, fundador e pregador da Igreja Internacional da Graça de Deus.
2. FALSAS DOUTRINAS, SEITAS E RELIGIÕES, do Professor Felipe Aquino - católico e escritor, autor de várias obras de divulgação do Catolicismo.
3. O QUE A BÍBLIA REALMENTE ENSINA?, de um Grupo de estudiosos e Editores, chamado Torre de Vigia - das Testemunhas de Jeová.
4. O GRANDE CONFLITO, da Pastora Ellen G.White - evangélica, líder da Igreja Adventista Sétimo Dia.
5. RELIGIÕES, SEITAS E HERESIAS, do Professor J. Cabral - evangélico.
      O primeiro livro desta lista é inteiramente dedicado à detratação e desmoralização do Espiritismo. Já os demais tratam de diversos temas, reservando cada um deles um capítulo voltado para esse mesmo cometimento. De todos eles, porém, extraí elementos bastante interessantes, alguns, diria até, inquietantes.
     Para não me estender em demasia, cito a seguir quinze dos vinte e nove títulos que encabeçam os capítulos do meu livro, alguns bem curiosos, com os quais poderão os leitores presumir do que trata em particular cada um deles:
Falsas Doutrinas / Uma Fantástica Fábrica de Loucos / O Espiritismo e a Homossexualidade / Um Cristo e Um Deus Diferentes / Desvendando o Kardecismo / Deus Proíbe Consultar os Mortos / As Duas Supostas Grandes Fraudes Espíritas / O Inferno de Chico Xavier / Uma Casa Dividida  Contra Si Mesma / Sentença Contra Todos os Médiuns / Blasfêmia Contra o Espírito Santo /Artigos da Fé Cristã, Negados Pelo Espiritismo / Radiografia de Um Centro Espírita / Efeito Espiritismo nos Lares Brasileiros.
     O livro "Bastidores do Espiritismo", com autoria devidamente registrada no Órgão competente, em Curitiba/PR, ainda não pôde ser publicado devido aos elevados custos de editoração, para os quais não disponho de recursos próprios. No entanto, este autor pretende abrir mão de qualquer receita proveniente de uma futura comercialização do produto, pós manufatura, caso alguma Instituição, espírita ou não, venha a interessar-se em bancar esses custos, aurindo para si mesma essa renda.
     "Bastidores do Espiritismo", o livro, será, num futuro qualquer, assim creio, uma modesta, mas firme contribuição deste autor, ao lado de outros já consagrados, para que os seguidores novatos da Doutrina Espírita, como também os observadores curiosos do Movimento Espírita, antes mesmo de adentrar um Centro Espírita, ou já frequentadores, ainda sem muita convicção do que veem e ouvem, ao conhecê-los mais detalhadamente por detrás de todas as portas, possam ter a certeza mais absoluta, uns, de que estão no caminho certo e, outros, de que é esse mesmo o caminho a seguir, sem mais qualquer receio de estarem enganados, equivocados, iludidos. Eis, pois, os objetivos do livro em referência, assim como os deste blog.
OBSERVAÇÃO: Este livro já está à venda pelo site da PerSe (www.perse.com.br) publicadora. ///
                             


Nenhum comentário:

Postar um comentário