domingo, 10 de março de 2013

26. O ESPIRITISMO, A MULHER E A BÍBLIA

       P. Tem a mulher, nos meios espíritas, os mesmos direitos e oportunidades dados aos homens?

     R. Nestes dias 08, 09 e 10 de março de 2013 (Dia 08 - Dia Internacional da Mulher), teve lugar em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, a XV CONFERÊNCIA ESTADUAL ESPÍRITA, que contou com a participação efetiva de seis grandes conferencistas brasileiros. Destaque, este ano, para o fato de que três mulheres ocuparam a tribuna do concorrido evento.
    Mas já vem de longa data a ocupação feminina em cargos diretivos dentro do Movimento Espírita, inclusos os de presidente e/ou vice-presidente de Centro Espírita e de Federação Espírita, de diretoras de Departamentos, dirigentes de grupos de estudo e/ou atividades doutrinárias, palestrantes, etc.
     Tudo isto vem acontecendo contrariando o que prescreve a "Bíblia Sagrada", o livro dos Cristãos, ao qual muitos recorrem para anatematizar o Espiritismo, citando versículos que contêm "ordens divinas" contra os seus seguidores, contra os médiuns e os que com eles se entrevistam para manter contatos com os Espíritos, estes, independentemente do teor de suas mensagens, acusados de serem demônios, entidades espirituais do mal, mesmo que preguem o bem.
    Veja agora, caro leitor, o que "Deus diz", através dos seus profetas iluminados e de um dos mais respeitabilíssimos apóstolos do pós-Cristo, Paulo de Tarso, acerca dos hoje muito discutidos direitos da mulher:

# "E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará" (Gênesis 3:16).

# "Se uma mulher conceber um varão, será imunda sete dias... e no dia oitavo se circundará ao menino a carne do seu prepúcio. Depois ficará ela trinta e três (33) dias no sangue da sua purificação; nenhuma coisa santa tocará, até que se cumpram os dias da sua purificação... mas, se tiver uma fêmea, será imunda duas semanas; depois ficará sessenta e seis (66) dias no sangue da sua purificação" (Levítico 12: 2 - 5).

# "Agora, pois, matai todo varão entre as crianças; e matai toda mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele. Porém, todas as crianças fêmeas que não conheceram algum homem deitando-se com ele (meninas virgens), para vós deixai viver" (Números 31: 17 - 18).

# "Porém se este negócio for verdade, que não se achou virgindade na moça, então levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade a apedrejarão com pedras, até que morra; pois fez loucura em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai; assim tirarás o mal do meio de ti" (Deuterenômio 22: 20 - 21).

# "Quando pelejarem dois homens, um contra o outro, e a mulher de um deles chegar para livrar seu marido da mão do que o fere, e se ela estender a sua mão e lhe pegar pelas suas vergonhas (órgãos genitais), então cortar-lhe-ás a mão; não a poupará teu olho" (Deuterenômio 25: 11 - 12).

# "Porque, na verdade, o homem não deve cobrir a cabeça por ser ele imagem e glória de Deus, mas a mulher é glória do homem; porque o homem não foi feito da mulher, e, sim, a mulher do homem (ISTO, ANOTE AÍ, A GÊNESE DE MOISÉS O "PROVA" CIENTIFICAMENTE); porque também o homem não foi feito por causa da mulher, e, sim, a mulher por causa do homem" - Paulo (I Coríntios 11: 7 - 9).

# "Conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas, como também o determina a lei. Se, porém, querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque para a mulher é indecoroso falar na igreja" - Paulo (I Coríntios 14: 34 - 35).

# "As mulheres sejam submissas a seus próprios maridos, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da Igreja... como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres sejam EM TUDO submissas a seus maridos" - Paulo (Efésios 5: 22 - 24).

# "A mulher aprenda em silêncio, com toda submissão; e não permito que a mulher ensine, nem que exerça autoridade sobre o marido; esteja, porém, em silêncio, porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão" - Paulo (I Timóteo 2: 11 - 14).

     Eis aí, por que, diante de tanta injustiça, de tanta crueldade, de tanta insensibilidade, de tanta parcialidade, de tanto abuso de poder, de tanto absurdo, afinal, e, aqui entre nós, de tanta besteira dita e repetida, nós, os espíritas, sem medo de nos declararmos cristãos, não aceitamos que tudo isto que está na Bíblia (sim, está) e que foi dito (será que foi mesmo?) por homens valorosos, como Paulo e Moisés, seja a "Palavra de Deus",  isto é, que tenha sido dito ou mandado dizer pelo próprio Deus, o Criador do Universo e da vida.
      Alguns dirão que estamos blasfemando, porque a Bíblia testifica de si mesma, que todo o seu conteúdo constitui, sim, a "Palavra de Deus". Chega então a hora de perguntarmos: Por que são tão poucos, raros até, dentre os que defendem essa tese, que cumprem de fato e ao pé da letra todos os mandamentos bíblicos. Por exemplo: só algumas poucas igrejas ainda mantêm caladas as mulheres em seus recintos de pregação. Muitas não o fazem mais, apesar de continuarem dizendo que elas devem submissão aos seus maridos, para terem um lar harmonioso e feliz.
      É público e notório que cada igreja (entenda-se cada denominação) elege alguns tópicos da "Palavra de Deus" e neles põem todo o sentido, fincam as suas bases doutrinárias, seus dogmas indiscutíveis, enquanto a outros ignoram totalmente, ou dão conotações diferenciadas, dizendo que foram abolidos pela "Nova Aliança". Mas, quando lhes interessa, a "Palavra", que é uma só, é que vale. Será que a verdade é arranjada de acordo com as conveniências de cada qual?
     Então, amigo leitor e amiga leitora, querem saber qual a diferença entre as religiões ou organizações cristãs em geral e o Espiritismo? É que no Espiritismo a mulher não é tratada de acordo com essa "Palavra de Deus" que aí está; não desse "Deus" cheio de ódio e desejo de vingança, cheio de discriminações e vazio de justiça, das "Escrituras Sagradas"; mas, sim, de acordo com o bom senso contido na palavra dos Espíritos Superiores, emissários de Jesus, Este, de fato, o mais digno representante de Deus já visto sobre a face da Terra, de cujos ensinamentos não se extraem esses absurdos que acabaram de ler. ///

2 comentários:

  1. Quanto machismo, né?! Mas não é de se espantar, pois a igreja sempre esteve a serviço da dominação, de incutir a culpa, o medo, ou seja, sempre foi usada omo uma forma de poder. O espiritismo vem nos dizer que o espírito não tem sexo e como tal não há um superior ao outro, mas somos todos iguais e eternos, habitando por ora um corpo feminino ou masculino, conforme a necessidade de nossas provas (ou expiações).

    ResponderExcluir