quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

12. SOBRE A DIVINDADE DE JESUS

      P. Creem os espíritas que Jesus seja apenas um espírito muito evoluído, cujo grau de sabedoria e poder eles mesmos alcançarão um dia? Negam, então, a origem divina de Cristo e a Sua unicidade espiritual, isto é, Sua identidade única com Deus-Pai?

     R. Segundo a orientação dos Espíritos, Jesus é o Governador natural do planeta Terra, tendo Ele mesmo presidido a formação deste orbe e a sua conformação para receber e abrigar a humanidade que deveria habitá-lo e nele progredir.
    Para os espíritas não há dúvida alguma de que o Espírito Jesus, o Cristo (o Enviado de Deus), seja muitíssimo mais evoluído que qualquer outro, dentre todos os habitantes terrestres.
     Vamos fazer uma comparação:
    Quando entramos a trabalhar em uma grande empresa multinacional, não temos a menor pretensão de um dia dialogarmos frente a frente com o seu diretor-presidente, ao qual conhecemos apenas de nome e por fotos, quando assim o conhecemos. Não racionalizamos sequer que ele um dia possa ter sido aquele menino peralta, depois um simples estudante da escola primária, que tenha tido dificuldades durante a aprendizagem das primeiras letras e números, que mais tarde tenha sido um empregado comum de alguma empresa menos importante no mercado do que a que agora dirige e que haja ralado muito para chegar até onde chegou. De repente, ei-lo à nossa frente, do alto do seu mandato internacional, a dirigir-nos a palavra. A nossa voz some, ficamos trêmulos e inseguros por alguns momentos, ante o seu conhecimento e a sua magnitude, considerando-se a nossa posição humilde e as nossas limitações dentro do contexto dessa grande empresa.
Para nós, o que ele disser é como se sempre tenha sido do seu domínio, que nunca ele houvera aprendido com mais ninguém; ou seja, é como se ele já nascera sabendo, de si mesmo. No entanto, sua biografia nos dirá que ele também foi um simples aprendiz, que cometeu erros, que teve de se esforçar para entender o que lhe ensinavam, e "se ralar à bessa" para hoje ser o presidente de uma empresa tão importante e mundialmente famosa, a que milhares de funcionários, em diversas categorias, inclusive de altos comandos, estão subordinados.
     Assim mesmo se dá com os espíritos, mais e menos iluminados, que já habitam o Universo há milhares de milênios,e nele vêm evoluindo, até que cheguem, cada um de per si, a um grau de elevação moral e intelectual (ou científico) tal qual o alcançado por Jesus-Espírito.
     Basicamente desta forma é que o Espiritismo explica a grandeza inegável e incalculável de Jesus, o Guia e modelo da Humanidade terrena, ainda bem pouco evoluída perante as sociedades de muitos outros planetas espalhados pelo Universo. Isto em nada diminui a Sua personalidade, conquanto não a equipare à do Criador, Este sim, Único, soberano, absoluto e imponderável.
    Com isto, fica afastada do Espiritismo a hipótese de que Jesus seja o próprio Deus encarnado como homem, hipótese esta defendida "a unhas e dentes" pela maioria das organizações religiosas cristãs, que dela fazem Artigo de Fé e pregam como dogma inconteste.
    Dentre as poucas exceções estão as Testemunhas de Jeová, que só não concordam totalmente com o Espiritismo porque acreditam ter sido Jesus gerado perfeito, como Primogênito, ou Unigênito de Deus. Nesta crença se exclui a evolutividade, defendida pelo Espiritismo, em que a destinação de cada alma, criada simples e sem nenhum conhecimento, é, sim, a da perfeição crística.
    Durante a sua trajetória evolutiva irá sempre assumindo mais e mais complexas responsabilidades na obra de co-criação com Deus, porquanto nenhuma probabilidade pode ser vislumbrada de que venha a ocorrer um ponto final relativo às transformações material e energética do Universo, no Espaço-Tempo, dada a sua eternidade em ambas as dimensões.
    Assim sendo, todos os Espíritos são passíveis de progresso, o que se dá através de muitas reencarnações na Terra e em outros mundos, assim como através de suas experiências fora da materialidade desses mundos, na chamada esfera espiritual, ou invisível, também denominada de Erraticidade. ///

Nenhum comentário:

Postar um comentário