sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

03. SOBRE CURAS ESPÍRITAS

     P. Assim como se propala em algumas Igrejas Cristãs, sobre os feitos de grandes milagres e curas divinas, ocorrerão também tais prodígios nos Centros Espíritas?

      R. Em todo o território brasileiro, poucos são os Centros que contam com a presença de um médium realmente dotado da capacidade especial de cura, isto é, de intervir direta e efetivamente na organização física dos indivíduos, ao ponto de converter um organismo doente a um estado saudável, de um momento para outro.
       Muitas enfermidades são decorrentes de longos processos mentais e/ou sentimentais que redundam em desequilíbrio emocional, provocando os distúrbios funcionais característicos. São as chamadas doenças psicossomáticas. 
     Ao receber o auxílio energético, através do passe magnético e da instrução evangélica, o próprio paciente promove a alteração necessária em seus níveis de pensamento, concorrendo assim decisivamente para o seu próprio reequilíbrio orgânico.
    Nesses casos, o trabalho do médium resume-se em fazer uma "limpeza" energética, removendo do paciente as vibrações negativas que ele acumulava em seu psiquismo e infundindo-lhe a fé na Providência e na misericórdia divinas, fazendo com que ele próprio consiga assimilar e ao mesmo tempo gerar vibrações positivas, eliminando então as causas do seu estado doentio.
      Aquele médium especial, quando se apresenta à tarefa com Jesus, conta com o auxílio de médicos do Espaço, Espíritos que aqui na terra, em sua última encarnação, pelo menos, dedicaram-se à medicina com amor, e que, em retornando à Pátria Espiritual, continuam  atuando como devotados servidores do bem, em favor do próximo.
     Há, porém, doenças cármicas, que obedecem à grande Lei de Causa e Efeito, cujos sintomas podem por vezes apenas ser minimizados. Essas doenças aparecem como um meio de expurgação das toxinas geradas pelo próprio indivíduo, noutra época, em sua reencarnação passada, e que agora se demoram em seu instrumento físico para o seu próprio benefício espiritual. No momento não nos cabe aprofundar a questão, o que poderemos fazer em ocasião mais apropriada. Nesses casos, há que se levar em conta a complexidade das causas, sua gravidade, o merecimento pessoal, o tempo prescrito e os objetivos da dor, que variam de caso a caso, e que, em geral, permanecem ocultos, em favor da criatura mesma que passa pela provação necessária ao seu refazimento moral e seu adiantamento espiritual.
    Também se há de deparar com perturbações físicas causadas por abusos ou negligências, cometidos pelas pessoas, em seus ritmos de vida, e que só com mudanças de postura, alidadas a certos medicamentos recomendados pela Ciência Médica é que poderão ser sanadas satisfatoriamente, nada tendo aí de espiritual.
     Há, por fim, os sintomas de doenças que são meramente efeitos da presença de um Espírito obsessor, ou de um ente perturbado, que transmite ao paciente as sensações que carrega consigo mesmo no plano em que se encontra. Nesse caso, o tratamento de desobsessão se faz plenamente eficaz.
  Como se vê, a maioria  dos Centros Espíritas tem por principal objetivo a exposição evangélico/doutrinária, visando despertar as pessoas para as atitudes positivas perante a vida, a sociedade, o próximo, em concordância absoluta com as recomendações do Cristo.
    Esses Centros promovem, sim, a cura de muitas mazelas da alma humana; porém, evitam fazer promessas de curas milagrosas, mesmo que parciais, em se tratando das enfermidades do corpo, uma vez que essas curas podem vir a ser produto de uma simples mudança de conduta, como podem não acontecer, por motivos mais profundos, e que fogem ao controle e ao poder de ação de qualquer qualificação mediúnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário