sexta-feira, 17 de abril de 2015

03. GRAVES DIFAMAÇÕES CONTRA O ESPIRITISMO (Parte I)

        P. Sabe-se que o Espiritismo, desde sempre, tem sido difamado por líderes e seguidores de diversas denominações cristãs. Poderia o autor deste blog citar algumas dessas acusações ou críticas sofridas pelo Espiritismo e tecer algum comentário a respeito?

          R. Há mais de meio século tendo contato direto com o Espiritismo, através de leituras, estudos e práticas diversas, sempre ouvi, aqui e acolá, alusões depreciativas, algumas pejorativas, outras deveras caluniosas, sem qualquer fundamento, acerca do Espiritismo, por parte de alguns amigos, parentes e simples companheiro de viagem, de trabalho, etc.
     Há cerca de seis a sete anos atrás, mais precisamente no ano de 2008, adquiri o livro "ESPIRITISMO - A MAGIA DO ENGANO", de autoria do conhecidíssimo e respeitável Missionário R. R. Soares, fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus e apresentador do programa Show da Fé, na televisão, livro este publicado em 2002 pela Graça Editorial, do Rio de Janeiro/RJ. Comprei-o, movido pela curiosidade, dada a contundência do seu título.
       Foi logo depois da leitura dessa obra, cujo objetivo, evidenciado em mais de dois terços de suas quase duzentas páginas, é desvalorizar e, tanto quanto possível, destruir a boa imagem da Instituição Espiritismo, perante os seus eventuais milhares de leitores, que decidi escrever um livro resposta, a que dei o título "BASTIDORES DO ESPIRITISMO", publicado agora no início deste ano de 2015.
       Para isso, colhi muitas sentenças igualmente difamatórias de outros autores, também detratores da Doutrina Espírita, ligados a outros segmentos do Cristianismo, todos eles defendendo a bandeira da "Palavra de Deus", consignada na Bíblia, com que pretendem fazer provas contra as crenças e práticas adotadas pelos adeptos desta nova Filosofia, que conta pouco mais de um século e meio de existência, apenas, a partir da sua codificação feita pelo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, conhecido através das obras de sua autoria sob o pseudônimo de Allan Kardec. 
       Para que os leitores deste blog tenham uma ideia mais exata, selecionei, dentre outras tantas, apenas do livro acima citado, vinte (20) sentenças ali "despejadas", que se constituem, algumas delas, para quem tenha um mínimo de conhecimento sobre o Espiritismo, verdadeiros absurdos, indignos de haverem sido proferidos por um cidadão que se considera um "homem de Deus", cuja palavra deve ser sempre bem temperada e, acima de tudo, sensata e honesta.
       Para não prolongar por demais este texto, passo, de imediato, a transcrever os dez (10) primeiros itens, ficando os demais para o próximo texto, quando concluirei o assunto com minhas considerações finais a respeito dos mesmos:

1. << Desde que o homem desobedeceu a Deus, dando ouvidos ao diabo, o espiritismo passou a ser praticado como um verdadeiro culto, e, em certas épocas e locais, tem resplandecido como uma grande doutrina religiosa. >> (página 17)

2. << Um título apropriado para o espiritismo seria satanismo, ou diabolismo, ou, ainda, demonismo. O que acontece no espiritismo, na verdade, justificaria chamá-lo de fábrica de loucos. Engano, crime, loucura, desequilíbrio mental e nervoso, possessão e opressão demoníaca, prostituição, homossexualismo, pederastia, idolatria, etc. - os grifos são do autor. >> (p. 20)

3. << O espiritismo sempre foi e sempre será uma grande fraude. O engano e a mentira fazem parte indispensável do seu currículo. >> (p. 21)

4. << A mentira permeia toda a história do espiritismo... >> (p. 22)

5. << Enquanto nos Evangelhos os demônios são combatidos, no espiritismo são servidos, agradados e até adorados... >> (p. 36)

6. << O grande segredo do espiritismo, nas suas diversas formas, é abrir as vidas às forças do inferno e escravizá-las aos espíritos... >> (p. 45)

7. << Desenvolver-se no espiritismo significa tornar-se escravo dos demônios. Enquanto houver uma dúvida, uma barreira à ação dos demônios, uma pessoa não pode ser considerada desenvolvida. Somente quando eles tomam toda a mente, dominam a vontade, controlam a razão e enganam o intelecto daquela pessoa é que a "aprovam", considerando-a "desenvolvida". >> (página 53)

8. << Os fenômenos que ocorrem no espiritismo não passam de manipulação de demônios que enganam as pessoas... >> (p. 57)

9. << O espiritismo utiliza o engano e a imitação. Os milagres do espiritismo são imitações demoníacas com as quais devemos ter muito cuidado. >> (p. 66)

10. << Durante as reuniões de libertação do espiritismo, há de tudo, menos libertação propriamente dita do indivíduo. O que há, na realidade, é um "acordo entre as partes", ou seja, cada parte come a sua fatia do bolo no momento adequado. >> (p. 68)

       Leia o próximo texto (número 04 desta série), em que darei sequência a esta lista de expressões, algumas deveras ridículas, que traduzem a mais completa falta de conhecimento do autor acerca do objeto de suas críticas. 
       Portanto, até muito breve. ///

Evoti Leal (evoti.leal@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário